Cluster TCP em Modo Standalone no JBoss AS 7

Postado em Atualizado em

E ai amigos🙂

Eu vou tentar escrever mais vezes por que as novidades são muitas. Cada dia mais o JBoss AS 7  é utilizado e isso é muito bom por que na minha humilde opnião até agora essa é a melhor versão já criada.

Considere o tópico de hoje como uma receita de bolo… básica mas mesmo assim legal.

Vamos dizer que seu chefe está lá todo animado com o JBoss 7, Java EE 6 e com o alinhamento do universo :P   e quer  que você implemente um cluster JBoss 7 utilizando TCP.  Palma palma palma, não criemos cânico!!!, somente siga os passos abaixo:

1° Passo

Inicie o JBoss 7:

Instância 1

./jboss-7/bin/standalone.sh -c standalone-full-ha.xml

Instância 2

./jboss-7/bin/standalone.sh -c standalone-full-ha.xml

2° Passo

Com o JBoss iniciado, você precisa adicionar as configurações para comunicação TCP que estão descritas no post abaixo:

Configuração TCP

3° Passo

Criar uma aplicação qualquer com a tag <distributable/> no seu web.xml e faça o deploy. Isso vai “ativar” o serviço de cluster no JBoss.

<web-app>
  <distributable/>
</web-app>

4°Passo

Inicie o JBoss 7:

Instância 1

./jboss-7/bin/standalone.sh -c standalone-full-ha.xml -Djboss.node.name=node1 -b 192.168.10.10 -bmanagement 192.168.10.10

Instância 2

./jboss-7/bin/standalone.sh -c standalone-full-ha.xml -Djboss.node.name=node2 -b 192.168.10.20 -bmanagement 192.168.10.20

5° Passo

Para verificar se funcionou veja os logs. Será algo como:

14:06:54,104 INFO [org.infinispan.remoting.transport.jgroups.JGroupsTransport] (CacheService lifecycle - 1) ISPN000094: Received new cluster view: [node1/web|3] [node1/web, node2/web]

Não contavam com minha astúcia! 😛

Espero que seja útil..

Abraços

11 comentários em “Cluster TCP em Modo Standalone no JBoss AS 7

    victor neves disse:
    6 de julho de 2012 às 11:14

    po mauricio, tem algum tuto ai mostrando como eu posso colocar uma biblioteca de modo fácil e rapido? antigamente criava a biblioteca e colocava na pasta lib, agora tem que criar todo um esquema de diretorios e criar e alterar XMLs e descobrir as dependencias da biblioteca, acho isso um porre, ate hoje nao consegui colocar libs de terceiros no JBoss7 por causa disso, todos os tutos falam a mesma coisa, que tem que criar a estrutura la de diretório e criar o module.xml mas eu faço isso e ai quando vou referenciar o JBoss7 na minha IDE de desenvolvimento ele nao acha a lib que eu coloquei… >/
    vlw ae
    abraços

      Mauricio Magnani respondido:
      6 de julho de 2012 às 11:21

      O Victor eu vou procurar isso ai…. acho que tem na documentação… mas eu deixo o link aqui após o almoço…

      Abraços

    Solerman Kaplon disse:
    10 de julho de 2012 às 15:34

    Muito interessante. Uma coisa que andei matutando é se daria pra usar esse esquema de domain para promover uma troca a quente da aplicação? Tipo, rodar em domain com um único nó standalone. Quando há uma nova versão, sobe um segundo nó, e redireciona as novas requests pra nova até que a velha deixe de ser usada e dê shutdown na mesma, tem alguma idéia se isso seria possível. Encontrei alguns posts da jboss dando umas dicas que poderiam dar a entender ser possível, mas nada muito concreto, ainda estou digerindo essa nova versão.

      Mauricio Magnani Jr respondido:
      16 de janeiro de 2013 às 20:28

      Oi Solerman.. hehe eu vi aqui agora que fiquei devendo… é possivel sim vou postar qualquer dias desses🙂

    Mauricio Magnani respondido:
    10 de julho de 2012 às 16:33

    Eu tambem ainda estou aprendendo… mas acho que dá para fazer isso sim vou tentar simular isso se conseguir ja mando um post😀

    Eu tambem pensei em fazer um post em que se pegar alguma métrica do JBoss utilizando JON indicando que o JBoss precisa de mais recursos ai uma nova instância é criada sob demanda…

    Vou se consigo fazer essa parada… o problema é a falta de tempo:/

    Diógenes Torres disse:
    11 de setembro de 2013 às 14:38

    Olá Mauricio, boa tarde.
    É possível realizar este tipo de cluster com instâncias. Meu ambiente esta estruturado com instâncias locais, cada uma com uma porta OFF SET especifica, em que cada JBOSS roda cerca de 5 aplicações cada uma em uma porta especifica. Quero criar dois servidores 10.0.1.1 e 10.0.1.2 com as mesmas instâncias e aplicações clusterizados (idênticos), todavia com o cluster ativo. É possível?

      Mauricio Magnani Jr respondido:
      12 de setembro de 2013 às 10:28

      Oi Diogenes,

      Eu não entendi muito bem… Vc tem 2 JBoss na mesma maquina e quer criar um cluster é isso? Ou são em maquinas diferentes?

      Eu também não entendi sobre cluster ativo… voce que que um só fique respondo ai em casa de falha o outro assuma é isso?

      Abs

    Diógenes Torres disse:
    12 de setembro de 2013 às 10:43

    Mauricio, bom dia.
    Tenho dois nós servidores.
    Server 1 (10.0.1.1) com JBoss, e 5 instancias, cada um responde em uma porta especifica, pelo Off set.
    Aplicação 1:8080
    Aplicação2:8130
    .
    .
    .
    Server 2 (10.0.1.2) com JBoss, e 5 instancias, cada um responde em uma porta especifica, pelo Off set.
    Aplicação 1:8080
    Aplicação2:8130
    .
    .
    .
    Ou seja, tenho 10 aplicações rodando no meu ambiente, em dois servidores. Em cada instância roda uma aplicação critica.

    Meu objetivo é clonar os dois nós , ficando com um clone identifico dos dois. Todavia, quero um servidor central (quorum) gerenciando em casa de falha em um dos servidores o outro assuma automaticamente.

      Mauricio Magnani Jr respondido:
      12 de setembro de 2013 às 13:18

      Boa Tarde Diogenes,

      Esqueci de perguntar é Mod Cluster ou Mod_jK?

      abs

    Diógenes Torres disse:
    12 de setembro de 2013 às 13:23

    Em relação ao Mod_Cluster ou Mod_jk não tenho preferência, até porque não realizei este tipo de implementação. Preciso de um metodo que funcione e seja prático.

Deixe uma resposta

