Testando o Tráfego de Rede com JGroups

Postado em Updated on

Olá amigos,

Acho que todos vocês já estão cansados de encontrar posts sobre como testar a rede usando JGroups, portanto estou escrevendo esse pequeno post apenas para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha há algum tempo atrás e eu acredito que algumas pessoas tenham também.

Testando UDP utilizando JGroups

No servidor 1 execute:

java -cp /opt/jboss/jboss-as/server/<profile>/lib/jgroups.jar org.jgroups.tests.McastReceiverTest -mcast_addr 233.3.4.5 -port 1110

No servidor 2 execute:

java -cp /opt/jboss/jboss-as/server/<profile>/lib/jgroups.jar org.jgroups.tests.McastSenderTest -mcast_addr 233.3.4.5 -port 1110

Blz, mas e agora como eu posso testar TCP utilizando o JGroups?

Eu posso dizer que realmente fiquei um tempo procurando alguma classe para testar o TCP.

O JGroups não oferece um teste equivalente para TCP. A razão disso é que cometer erros em configurações multicast é bem mais fácil do que em configurações TCP. Então para testar TCP  caso esteja utilizando CentOS ou RHEL você pode utilizar o iptraf. Para instalar simplesmente execute:

yum install iptraf -y

[1] – http://www.techstacks.com/howto/troubleshoot-jgroups-and-multicast-ip-issues.html
[2] – http://blog.nexcess.net/2011/10/04/monitoring-linux-bandwidth-utilization-with-iptraf-and-iftop/

Update dia 19/11/2013 no JBoss EAP 6.1.1 basta utilizar o jar como abaixo:

sudo java -cp jboss/modules/system/layers/base/org/jgroups/main/jgroups-3.2.10.Final-redhat-2.jar org.jgroups.tests.McastSenderTest -mcast_addr 233.3.4.5 -port 1110

sudo java -cp jboss/modules/system/layers/base/org/jgroups/main/jgroups-3.2.10.Final-redhat-2.jar org.jgroups.tests.McastReceiverTest -mcast_addr 233.3.4.5 -port 1110

Deixe uma resposta

